OBRAS COSTEIRAS: RECUPERAÇÃO DE PRAIA APÓS USO DO SANDBAG EM ALAGOAS, BRASIL


Coastal works: Beach restoration after use off the Sandbag’s in coastline of Alagoas, Brazil.



A praia de Ipioca está localizada dentro dos limites da APA Costa dos Corais, no município de Maceió, no estado de Alagoas. Em dezembro de 2016, foi construído na praia de Ipioca, um muro de gravidade Sandbag para conter a erosão costeira num terreno privado. 
O principal objetivo do projeto foi intervir na costa dentro do limite do terreno, isto é, fora da linha de preamar não invadindo o terraço de praia, para funcionar como anteparo, dissipando a energia das ondas, promovendo a recuperação do perfil praial através da engorda natural, protegendo a propriedade agredida pela erosão marinha.  
O Sandbag é um revestimento enterrado sob a face de dunas, onde eles vão formar uma linha final de proteção depois que a areia sobreposta foi corroída por ondas de tempestade, causando um baixíssimo impacto ambiental na paisagem. A estrutura utilizada, está enterrada, de forma que o resultado final obtido é um baixíssimo impacto ambiental.


Após 30 dias da intervenção é possível observar o recuo do avanço do mar em frente ao terreno.

Após 30 dias da intervenção a erosão na duna frontal ao terreno é visível.


Após um ano da implantação do Sandbag, observou-se que a obra conteve o processo erosivo no local, induzindo a deposição de sedimentos na praia, promovendo sua emersão e formação da berma de praia em frente ao terreno antes erodido.

Depois de 1 ano da intervenção é visível a formação da berma de praia em frente ao terreno.


Vista da formação da berma de praia de outro ângulo em frente ao terreno após 1 ano da intervenção.

Com a emersão da praia em frente o terreno, a duna frontal começou a se recuperar, inclusive ocorrendo o ressurgimento da flora anteriormente existente.

Após 1 ano da intervenção observa-se a recuperação da duna frontal e da flora nativa no local.

É preciso expandir o experimento em outras áreas com características similares, monitorar as intervenções e avaliar melhor o desempenho da obra.

Fonte: Blog Marco Lyra


Comentários