Aquecimento global ameaça praias do litoral nordestino com avanço do mar

Os efeitos do aquecimento global são vistos na alta das marés do Oceano Atlântico, especialmente no litoral nordestino.

A tendência é que o problema se agrave ainda mais (FOTO: Falcão Junior)

A tendência é que o problema se agrave ainda mais (FOTO: Falcão Junior)

Quem imagina que o aquecimento global é algo distante da nossa realidade está enganado. Ele já é responsável por mudanças nas águas do Oceano Atlântico, especialmente no litoral nordestino. O impacto é sentido através da alta do nível das marés, que ameaça praias em geral.
De acordo com a Academia Nacional Norte-Americana, em entrevista a Nonato Albuquerque, na Tribuna BandNews, a tendência é de que o problema se agrave ainda mais.
“O resultado da pesquisa divulgado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos mostra uma tendência global. Há, de uma fato, uma expectativa de que as estimativas de alguns sejam ainda maiores do que aquilo que se vinha pensando. Não se pode negar que o nível do mar está aumentando de forma global e, consequentemente, algum impacto essas regiões vão sentir. Só não é possível dizer, no momento, como, quando e onde essas mudanças irão acontecer ao longo do litoral do Brasil”, explica o professor Edmo Campos, professor visitante da Universidade Federal do Ceará, no Labomar.
No artigo publicado em revista internacional, o professor explica que já é possível observar algumas respostas das interações entre oceano e atmosfera no litoral nordestino.
“Já temos indicações bastante confiáveis de que processos na troca de energia e de vapor de água entre o oceano e atmosfera na região ao largo do Nordeste do Brasil estão se alterando em consequência de mudanças na circulação oceânica que são, por sua vez, causadas pelo aquecimento global”, concluiu o professor.
Fonte: Tribuna do Ceará

Comentários

Mais visitados