Mar avança e causa destruição em 8 balneários do Espírito Santo

Erosão destruiu o calçadão em Piúma.
Foto: Roberta Bourguignon/AT
De Conceição da Barra, na divisa com a Bahia, a Marataízes, no extremo Sul capixaba, o avanço do mar tem causado destruição, prejuízo e preocupação para moradores das regiões mais atingidas. São oito balneários que já sentem os efeitos do aumento no nível do mar, que deve subir ainda mais nos próximos anos, segundo especialistas.

As cidades que mais sofrem são Vitória, Vila Velha, Guarapari, Marataízes, Piúma, Conceição da Barra, São Mateus e Fundão. Em alguns locais, a água invadiu ruas e avenidas. Em outros, a erosão já destruiu calçadas, árvores, muros, casas, pousadas e quiosques.

Na Praia Rasa, em Ponta da Fruta, Vila Velha, a faixa de areia está cada vez menor. O rastro de destruição é visível pela orla, com árvores caídas, calçadas destruídas e muros quebrados. Moradores colocaram sacos de areia para evitar a erosão, mas a tática não tem resolvido.

Na orla de Meaípe, em Guarapari, o quebra-mar construído para conter o avanço da água foi destruído nos últimos dias. É a quinta vez que isso acontece em dois anos.

Fonte: Tribuna online

Comentários