Avanço do mar volta a destruir a orla de Marataízes (ES)

Erosão na praia da Lagoa Funda: crateras colocam
moradores em risco.
 Foto: Alessandro de Paula/AT
Aos poucos, o mar está destruindo parte do muro de contenção construído para proteger a praia de Lagoa Funda, em Marataízes, Sul do Estado. A obra foi concluída em dezembro do ano passado pela prefeitura, que investiu R$ 7 milhões. Em alguns pontos, a rua está afundando e provocando crateras. A população está preocupada.

“Vim de Cachoeiro para cá pensando que iria morar em uma praia, mas não é isso o que estamos encontrando aqui. É triste ver Lagoa Funda desse jeito”, disse o aposentado Izaias Torquato, 63.

A obra de contenção feita pela prefeitura se estende a partir do último píer, na altura da Praia do Xodó, e segue até a Nilas Pousada, no final de Lagoa Funda. O serviço foi feito em regime de emergência, uma vez que o mar já havia destruído oito quiosques, o calçadão e parte da avenida. Por fim, estava ameaçando dezenas de casas.

Contenção

Além das pedras, o município também lançou terra sobre as pedras para recuperar parte da avenida danificada. A obra impediu que as casas fossem destruídas. No entanto, a força do mar vem avançando contra o quebra-mar.

Dos nove quiosques que existiam na praia, só um resistiu às ressacas. Mas a população acredita que não ficará em pé por muito tempo, já que a sua base foi escavada pela erosão

Um dos trechos mais danificados está situado em frente à pousada ao final da praia. A proteção de pedra cedeu e levou parte da via. Moradores instalaram placas alertando que a rua está afundando. A preocupação é que, se continuar a ressaca, em pouco tempo não haverá mais espaço para veículos passarem.

A população lembra que a praia era uma das mais belas de Marataízes. “Até uns três anos atrás isso aqui era cheio de turistas. Era lindo. Podíamos caminhar pelo calçadão”, comentou a aposentada Maria Senna, 62.

Fonte: Tribuna Online

Comentários