Marechal Deodoro busca solução para avanço da maré na Barra Nova (AL)

Especialista em sedimentação costeira fez avaliação sobre o avanço da maré

Especialista avalia avanço da maré
na Barra Nova, em Marechal
Preocupado com o avanço do mar na orla da Barra Nova, em Marechal Deodoro, em decorrência da abertura de uma nova boca da barra após as fortes chuvas que atingiram o município, o prefeito Cláudio Filho Cacau convidou representantes de diversos órgãos ambientais e a geóloga e doutora pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em sedimentação costeira, Roxana Campos, para avaliar e discutir soluções para o problema.


Após vistoriar o local mais atingido, próximo ao Restaurante do Pareia, a geóloga explicou que apesar da preocupação dos moradores, é importante esperar para ver como se comporta tanto o mar, quanto a lagoa, para entender qual será a tendência, já que, naturalmente, a lagoa pode voltar ao estado normal e a boca da barra se fechar.

Diante dos estragos causados, o prefeito incluiu no FIDE, relatório entregue à Defesa Civil, uma obra de contenção para dissipar a força da maré e evitar que o impacto das ondas cause mais erosão na costa. A contenção seria feita no formato chamado de Bag wall, estrutura semelhante a uma escada. A ideia foi vista com bons olhos pelos representantes dos órgãos ambientais, já que esta é uma obra que consegue amenizar os problemas e causa menos danos ambientais.

No início desta semana, o prefeito esteve com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, onde apresentou o relatório e conseguiu a liberação de recursos para a realização da obra, diante da urgência para evitar mais estragos.

Fonte: Gazeta Web

Comentários

Mais visitados