Avanço persistente do mar em Atafona (RJ)

Avanço do mar em Atafona
Avanço do mar em Atafona/Paulo Sérgio Pinheiro
Como previsto pela Defesa Civil de São João da Barra, a maré voltou a subir em Atafona, depois do dia 20. As informações sobre o desespero dos moradores da Baixada, no Pontal, foram passadas pelo blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1. Nessa quarta-feira (21), um frigorífico foi novamente inundado pelas águas. Duas barreiras de contenção com sacos de areia tinham sido colocadas no local, para conter o avanço das águas. Uma delas já foi levada pelo mar. A outra resiste. Bancos de areia em frente a alguns frigoríficos impedem que os barcos encostem. Movimentos sociais continuam na luta pela execução do projeto de contenção e recuperação da orla.

O coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, afirmou que a previsão é de que a maré continue oscilando. A fase atual deverá durar até a próxima segunda-feira (26), quando se espera uma baixa. “Estivemos no local nesta tarde de quarta-feira e colocamos dois caminhões de areia por trás das contenções para dar mais uma estabilidade”, ressaltou.

— O mar derruba construções inteiras, obras pesadas, não vai ser areia e entulho que vai segurar. A cada maré alta é um tormento, estamos em situação de risco. Alguma coisa precisa ser feita logo para tirar esse quebra-mar do papel. Se esperar muito, o mar vai acabar com a Baixada. No Porto do Açu existem pedras que não são usadas e que poderiam ajudar a gente aqui — comentou o pescador João Francisco Meireles, 34 anos.

Avanço do mar em Atafona

Avanço do mar em Atafona

Em busca de soluções — A comunidade e o poder público municipal uniram forças para cobrar auxílio e solução. No último sábado, movimentos sociais, como o SOS Atafona e o Atafona Resiste, organizaram uma manifestação pacífica durante as comemorações pelo aniversário da cidade. Com a meta de conseguir 20 mil assinaturas, que serão entregues ao ministério das Cidades, da Integração Nacional, à Câmara dos Deputados e Senado Federal, em Brasília, além do Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), um abaixo-assinado online já está disponível no site da Prefeitura de São João da Barra. A ação tem como objetivo sensibilizar as autoridades para a necessidade de medidas emergenciais não só em Atafona, mas também no Açu. Mais de duas mil pessoas já colaboraram com a ação virtual.

Fonte: Folha 1

Comentários