Há 10 anos não se registra um avanço tão rápido do mar no Pontal do Peba (AL)


Moradores e comerciantes da praia do Pontal do Peba, Distrito de Piaçabuçu, tem afirmado que esse mês de maio foi atípico na região.

Segundo os residentes daquela localidade, em reportagem ao ALTV da TV Gazeta, afiliada Rede Globo, o mar vem subindo cada vez mais e causando vários transtornos aos que possuem imóveis na beira da praia. Nas últimas semanas, o mar está subindo além do normal, destruindo barreiras de contenção colocadas em frente as residencias e pontos comerciais. Por ser uma APA – Área de Proteção Ambiental, só é permitido materiais oriundos na natureza, como pedras, troncos de árvores e etc.

Ao longo da praia, a reportagem televisa destacou que muitas calçadas foram destruídas pela força da água do mar. O repórter Giovanni Luiz mostrou a imagem de uma casa onde metade dela foi consumida pela força da maré e constatou a total degradação dela.

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo do município, Otávio Augusto, concedeu entrevista falando que diante do que está acontecendo, já estuda a possibilidade de alguns projetos de ordenamento.

“O que é possível neste momento são as intervenções que estamos fazendo, como as contenções, e o que será possível fazer é um reordenamento da nossa orla para que se evite danos maiores futuramente” finalizou o secretário.


Maré alta no Peba por kimzaidem

Fonte: boainformacao.com.br

Comentários