Reunião discute Projeto de Recuperação da Orla da Praia de Atafona, em São João da Barra (RJ)

titulo da notícia

Aconteceu ontem (03), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), na cidade de Campos dos Goytacazes, uma reunião para discutir o projeto de recuperação da orla da Praia de Atafona, no 2º Distrito de São João da Barra.

Numa parceria do gabinete do então deputado Roberto Henriques com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), foi elaborado um estudo para viabilizar a obra de contenção do mar. "Ficou atestado pelo primoroso estudo, que as construções de barragens para geração de energia, acrescido do volume desviado para o abastecimento da Cidade do Rio de Janeiro e sua área Metropolitana, são causas do avanço do Mar em Atafona. Com a chancela do INPH, o município de São João da Barra tem em mãos algo de concreto para orientar os passos para a tão sonhada conquista de ver Atafona recuperada", disse o ex-deputado. 

Integrante do movimento SOS Atafona, Verônica Ammar deseja que a Prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), veja com urgência o projeto do INPH.

"Várias pessoas estão perdendo seu patrimônio e com ele suas histórias que são impagáveis. Criei o grupo SOS ATAFONA junto com Dr. Geraldo Machado que vem brilhantemente lutando pelo nosso direito de ir e vir. Não vamos desistir. Todos temos uma história com a nossa amada Atafona e não vamos desistir nunca de lutar por ela. Parabéns em especial ao (ex-)Deputado Roberto Henriques que conduziu muito bem a nossa reunião. Que o Presidente da Câmara, Aluízio Siqueira, consiga passar a produtividade que foi a reunião com muita clareza para a Prefeita Carla Machado que precisa ver os estudos do INPH com urgência", disse ao Portalozk.com Verônica Vieira Coelho Ammar.

O também integrante do movimento SOS Atafona, Rafael Magalhães Gama, disse ao Portalozk.com que a apresentação do projeto nesta reunião "trata-se de uma luz no fim do túnel, que visa devolver aos moradores de Atafona o direito de ir e vir, além do contato direto com o mar", disse também que é o "início de uma caminhada árdua e faz-se necessário o apoio de todos na luta coletiva pelo direito geral. É necessária a intervenção do poder público municipal garantindo a liberdade propriamente cerceada. A luta não para", finalizou.

O encontro teve como objetivo a rearticulação das ações por Atafona com todos imbuídos pelo espírito da colaboração e coletividade. Participaram da reunião o Deputado Federal Paulo Feijó, o Presidente da Câmara de Vereadores de São João da Barra Aluizio Siqueira (PP), vereador sanjoanense Ronaldo Gomes, membros do Movimento SOS Atafona, o ex-deputado estadual Roberto Henriques e o mobilizador da reunião, o veranista Atafonense Milton Caldas.


Fotos: Leonardo Ferreira
Fonte: http://www.portalozk.com

Comentários