Obras de proteção costeira na zona da Barra e no porto de Santa Cruz, na Graciosa, avançam (Açores)


O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou a importância da intervenção em curso no porto de Santa Cruz, na Graciosa, que visa “assegurar as condições de segurança e operacionalidade desejáveis” para todos os que utilizam esta infraestrutura.

Fausto Brito e Abreu, que visitou o local onde as obras estão a decorrer, assistiu ao início da betonagem para o preenchimento de uma loca que ameaçava a estabilidade do pavimento junto ao molhe-cais.

Segundo o Secretário Regional do Mar, a maioria das intervenções a realizar nos próximos sete meses, ainda que com recurso a equipamentos pesados, “será devidamente delimitada em cada fase da sua execução, para salvaguardar as operações efetuadas no porto de Santa Cruz por pescadores e empresas marítimo-turísticas”.


No âmbito da proteção e requalificação costeira da zona da Barra, o Secretário Regional pôde também constatar a natureza dos trabalhos em execução, nomeadamente do lado terra, bem como no âmbito da pré-fabricação das estruturas e dos elementos em betão, em estaleiro, que serão posteriormente implantados na baía da Barra.

A intervenção, que decorrerá nos próximos 18 meses, contempla a construção de um quebramar com cerca de 225 metros de comprimento, uma estrutura de abrigo acostável, uma nova área de terrapleno, bem como trabalhos de dragagem e a construção de um passadiço pedonal elevado.

Estas obras, que representam um investimento global superior a oito milhões de euros, são “o reflexo do forte empenho do Governo dos Açores para prevenir o impacto de fenómenos climatéricos nas zonas costeiras na Graciosa, e encontrar equilíbrio entre atividades económicas, de lazer e proteção ambiental”, afirmou Brito e Abreu.

GaCS/GM
Fonte: azores.gov.pt

Comentários

Mais visitados