Equipe do IMA discute medidas para impedir invasão de coral-sol em Alagoas

Órgãos ambientais e de fiscalização vêm realizando ações preventivas em navios-sonda e plataformas de petróleo

Maior preocupação é que, uma vez inserido na costa de Alagoas, o coral-sol possa colocar
em risco outras espécies existentes no Estado | 
Aqua A3
A equipe do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) participou, nesta quarta-feira (17), de uma reunião técnica para debater medidas de prevenção e controle da invasão do coral-sol na costa alagoana.

Segundo Juliano Fritscher, biólogo consultor do IMA, a maior preocupação é que, uma vez inserido na costa de Alagoas, o coral-sol possa colocar em risco outras espécies existentes no Estado, causar sérios danos à biodiversidade marinha e ainda provocar impactos graves, como a destruição de bancos recifais e consequente aceleração do avanço do mar.

Grupo é formado por representantes do IMA, Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos,
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ibama e Ufal
(Foto: Ascom/IMA)
Para evitar que a espécie chegue à costa alagoana, um grupo formado por representantes de órgãos ambientais e de fiscalização vem realizando ações preventivas em navios-sonda e plataformas de petróleo que chegam ao Estado.

Além do IMA e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), fazem parte do grupo representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).


Fonte: Tribuna Hoje

Comentários

Mais visitados