"Espero que ministro do Ambiente não desperdice estas oportunidades" (Portugal)



O presidente do PSD apelou hoje ao ministro do Ambiente para direcionar para Ovar as verbas que já deveriam ter sido aplicadas em obras preventivas da erosão costeira, mas foram entretanto encaminhadas "para outras intenções do Governo".

À margem da sua visita ao Arraial de Esmoriz, cidade desse concelho, Pedro Passos Coelho reconheceu que o território vareiro é um dos mais afetados pelo avanço do mar, pelo que a região tem vindo a ser objeto de frequentes obras de defesa da sua costa e deveria acolher ainda mais trabalhos no mesmo sentido.

"Espero que essas intervenções, que estavam programadas para todo o litoral, possam de facto efetivar-se, embora eu tenha noção de que terá havido alguns desvios das respetivas verbas para outras intenções do Governo", declarou.

"Espero agora que o senhor ministro do Ambiente não desperdice estas oportunidades de fazer a intervenção corretiva que aqui é necessária", acrescentou.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar e também da distrital de Aveiro do PSD, admitiu que, apesar do arranque da requalificação da Barrinha de Esmoriz estar agora marcado para o dia 16 de setembro, a obra terá início com um significativo atraso devido a impedimentos burocráticos relacionados com questões ambientais.

Para evitar que situações idênticas se repitam, o autarca reclama: "Esta é uma zona que tem sofrido muito ao longo dos anos [com o avanço do mar] e por isso merece uma discriminação positiva".

Quanto ao contributo do Governo para que isso se verifique, Salvador Malheiro mostrou-se confiante. "Tenho a palavra do ministro de que iremos ter a possibilidade ter aqui obras de fundo, o que passa por aumentar o esporão existente no Furadouro e em Cortegaça, e fazer o quebra-mar", sublinhou.

O autarca realça, aliás, que "a Câmara Municipal está disposta a suportar parte do montante envolvido", pelo que concluiu: "Vamos aguardar. Ainda estamos dentro dos 'timings'".

Fonte: noticiasaominuto.com

Comentários

Mais visitados