Obras de reconstrução de trecho da Rodovia do Sol começam, no ES

Obra de reconstrução da pista e contenção da maré custará R$ 4 milhões.
Parte do asfalto que cedeu liga as cidades de Anchieta e Guarapari.


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) começou as obras de reconstrução da ES-060 (Rodovia do Sol) no litoral Sul do Espírito Santo, no trecho que liga as cidades de Anchieta e Guarapari, nesta quarta-feira (20). Sacos de areia e pedras foram usadas para conter a força da água. A obra de reconstrução da pista e contenção da maré custará R$ 4 milhões.

A situação da rodovia se agravou após as marés cheias do mês de março, consideradas as maiores do ano. A força do mar destruiu parte do asfalto e abriu uma cratera. Em pelo menos três pontos da ES-060 a erosão é preocupante, em dois deles é crítica.

De acordo com o DER-ES, em 2015 foram feitos estudos para saber que obras seriam necessárias no trecho.

O diretor de engenharia do DER/ES, Gustavo Perin, explicou que o avanço do mar tem sido um fenômeno comum. "Esse é um fenômeno que a gente está vendo em todo o litoral do Brasil. Não previa-se que que o mar chegaria na estrada no nosso projeto. Mas em 2015, isso aconteceu e nós fizemos desvio na estrada e sinalizamos para os motoristas como medidas de segurança”.

Os dois pontos considerados mais perigosos para motoristas, ciclistas e pedestres foi sinalizado e barreiras de madeiras foram colocadas para isolar a área mais comprometida. Um morador da região contou que a sinalização aconteceu após acidentes no perímetro.

“O asfalto está cedendo, no carnaval já teve um acidente de moto aqui e aí eles começaram a sinalizar”, relatou o estudante Lucas Palestino.

Erosão em ES 060, que liga Aracruz à Guarapari, será reconstruída ainda esse mês, no ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Fonte: G1 | TV Gazeta

Comentários

Mais visitados