Investimento de 100 mil euros promete garantir proteção do Forte de São Sebastião (Portugal)



O Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, está a realizar uma obra de proteção do Forte de São Sebastião, em Porto Pim, no Faial, num investimento de cerca de 100 mil euros.

“A necessidade de proteção da base da muralha estava identificada já há alguns anos, pois a erosão marinha, ao longo dos tempos, estava a pôr em causa a estabilidade da estrutura, que se encontrava fragilizada”, afirmou o Diretor Regional dos Assuntos do Mar.

Filipe Porteiro, que falava durante uma visita ao local, destacou a importância desta obra para proteger uma “edificação histórica e emblemática da baía de Porto Pim”, salientando que se trata de património histórico classificado.

“O Forte de São Sebastião é construído em tufo, uma rocha vulcânica pouco resistente aos agentes erosivos, por ser muito macia”, frisou.

A obra, que conta com o apoio de fundos estruturais, está a decorrer a “bom ritmo”, tendo Filipe Porteiro salientado que o projeto de intervenção foi desenhado para ter “o mínimo de impacto na paisagem, mas garantindo a preservação estrutural da muralha”.

Fonte: www.faialdigital.com

Comentários

Mais visitados