Pedras estão sendo utilizadas para conter o avanço do mar na orla de Alcobaça (BA)


Donos de cabanas de praia em Alcobaça estão enfrentando a força da natureza sobre seus empreendimentos. O vento forte e o mar agitado estão mudando a paisagem da praia alcobacense, que está localizada no extremo sul da Bahia, distante cerca de 850km de Salvador.

Máquina cedida para auxiliar a colocação de pedras na praia
Para tentar conter o avanço das águas, alguns cabaneiros estão utilizando pedras para proteger a encosta marítima. As pedras, utilizadas nessa luta desesperada de conter o mar, são transportadas em caçambas. O custo de cada uma viagem desses veículos carregados de pedra tem saído em média por R$ 1.100, dinheiro que está saindo dos bolsos dos próprios dos donos de cabanas.

A Prefeitura de Alcobaça cedeu máquina para auxiliar no serviço. O combustível também está sendo pago pelos empresários, que apostam na ação como único meio de proteger seus negócios.

Sem muito o que fazer, a ação realizada sem estudo de impacto ambiental, pode interferir no meio ambiente e no cenário da própria praia. O que, momentaneamente é uma solução, no futuro pode ser um grande problema, sem os devidos cuidados da administração municipal e dos órgãos ambientais alcobacenses.








Fonte: Primeiro Jornal

Comentários