Costa leste dos EUA entra em alerta devido ao avanço do furacão Joaquin

Segundo Centro Nacional de Furacões americano, o núcleo da tempestade passa nas últimas horas pelo oceano Atlântico, perto das Bahamas. Ela deve avançar nos próximos cinco dias rumo ao norte

As autoridades de Estados da costa leste dos EUA estão em alerta devido à aproximação do furacão Joaquin. Nesta quinta-feira (1º), o fenômeno atingiu a categoria 4, a segunda mais alta, com ventos de até 225 km/h.

Segundo o Centro Nacional de Furacões americano, o núcleo da tempestade passa nas últimas horas pelo oceano Atlântico, perto das Bahamas. Ela deve avançar nos próximos cinco dias rumo ao norte.

Nas ilhas caribenhas, a situação mais grave foi registrada na ilha de Acklins, onde as fortes chuvas, as enchentes e o aumento do nível do mar provocaram cortes na energia elétrica e no serviço telefônico durante horas.

O diretor da Agência Nacional de Gestão de Emergência das Bahamas, Stephen Russell, afirmou que ainda não há informações sobre mortos e feridos, mas que 565 pessoas ficaram presas em suas casas na região.

O arquipélago ainda deverá passar por mais horas de tempestade e de ressaca no mar. As ondas deverão subir 3 metros a mais que o normal e a expectativa de chuva é de 250 a 380 milímetros na região central do país.

A previsão é que a tempestade se aproxime da Flórida na noite de sexta (2), ainda na categoria 3, com ventos de até 210 km/h. Depois, ele começa a perder força ao avançar em direção ao norte.

Os meteorologistas estimam que o fenômeno passe perto da Carolina do Norte na categoria 2 na manhã de segunda (5) e chegue a Nova Jersey e Nova York na terça, já como tempestade tropical.

O temor é que o fenômeno atinja o território próximo à baía de Nova York, que abriga a infraestrutura energética que abastece a maior cidade americana e o resto do nordeste do país.

A mesma região foi atingida em 2012 pelo furacão Sandy, que inundou a cidade de Nova York e provocou 71 mortes e prejuízos de US$ 71,4 bilhões em 24 Estados americanos.

Enchente

Enquanto o furacão Joaquin avança pelas Bahamas, uma mulher morreu em enchentes que atingiram Spartanburg, na Carolina do Sul. Segundo as autoridades locais, ela foi encontrada dentro de um carro inundado.

A tempestade que atingiu a região foi provocada por uma área de baixa pressão que atingiu o sudeste americano. A região também está em alerta devido à aproximação de Joaquin.

Devido aos riscos da tempestade, o pré-candidato republicano Donald Trump cancelou um comício programado para a noite de sexta-feira (2) no Estado da Virgínia.

Fonte: diariodolitoral.com.br

Comentários

Mais visitados