Praia dos Lençóis pede socorro para conter o avanço do mar (BA)


Mais de 20 casas e uma pousada estão ameaçadas pelo avanço da maré, que se intensificou nos últimos dias.

Enquanto o governo já define uma solução técnica para o avanço da maré na zona norte de Ilhéus, o que afeta moradores dos bairros São Domingos e São Miguel, bem como ameaça interditar a BA 001, trecho Ilhéus/Itacaré, os moradores da praia dos Lençóis, em Una, enfrentam problemas similares e não sabem a quem recorrer.

Hoje, mais de 20 casas e uma pousada estão ameaçadas pelo avanço da maré, algumas já com comprometimento de áreas externas, com danos em decks e piscinas. O advogado Robson Nascimento, que tem uma casa na área, lembra que o avanço se intensificou nos últimos meses e a situação vem se agravando com as marés altas dos últimos dias.

Um grupo de moradores prepara um abaixo-assinado que deverá ser encaminhado à prefeita Diane Rusciolelli, que está ampliando uma escola na comunidade. Também um grupo de moradores esteve em Itabuna com o deputado Davidson Magalhaes, do PCdoB, pedindo para que seja encontrada uma solução técnica para o problema na área federal.

Onde é:

Localizada na Costa do Cacau, próxima ao rio Acuípe, a praia dos Lençóis é semideserta, cercada por manguezais, coqueiros, fauna e flora atrativa. Toda a vegetação e os quiosques estão numa faixa de terra mais elevada e separada da beira da praia.

Na área que tem uma população de cerca de 2 mil pessoas existem muitas pousadas e casas de veraneio para abrigar os visitantes. A praia é adequada para caminhadas, tomar banho e pescar. A praia é muito frequentada pelos visitantes dos municípios próximos e por moradores de Una.

Fonte: hubii.com

Comentários

Mais visitados