Ondas em São Luís atingem quase 7 metros com maré de sizígia (MA)

A Maré de Sizígia voltou a atingir a orla de São Luís (MA). As ondas atingiram quase 7 metros na manhã dessa segunda-feira (28). O fenômeno acontece quando o sol e a lua estão alinhados em relação à terra. A atração da gravidade entre os dois astros se somam o que aumenta a amplitude das marés. 

Apesar de acontecer durante todos os meses, nas luas cheias e novas, neste mês de setembro, um outro fator trouxe mais intensidade às marés, o fenômeno da Superlua.

"A trajetória da lua ao redor da terra não é circular. É elíptica. Então, agora na Superlua, quando a lua está mais próxima da terra, ela fica mais ou menos 50 mil quilômetros mais perto da terra. Então ela tem uma gravidade maior, uma maior influência na amplitude de maré. Cinquenta mil quilômetros de maré. Imagine, a costa brasileira tem 8 mil quilômetros. Imagine cinquenta mil quilômetros. Muito mais próximo”, disse o capitão dos portos do Maranhão, Marcos Tadashi.

Segundo Tadashi, apesar de a incidência de ventos fortes ser maior nesta época do ano, a previsão é de ventos fracos para os próximos dias, sobrando apenas a influência das marés. Ele acredita que as marés não vão gerar grandes problemas à população. Ainda assim, ele pede cautela, principalmente no banho de mar: “a correnteza é maior. Então as pessoas têm que ter cuidado. Principalmente quando a maré está vazando, o mar puxa mais. E as pequenas embarcações evitar sair porque tem as correntes maiores e com a incidência do vento podem ter ondas de 2, 3 metros e podem causar algum acidente", explica.

Em agosto, a maré alta causou prejuízos na orla de São Luís. A correnteza forte destruiu calçamentos e derrubou postes de iluminação pública na Avenida Litorânea. A previsão para esta terça-feira (29) é que a maré atinja 7,2 metros.

Fonte: ebc.com.br

Comentários