Iniciada obra emergencial de contenção do mar na zona norte de Ilhéus (BA)


Teve início, esta semana, a obra emergencial de contenção do avanço do mar nos bairros São Domingos e São Miguel, no litoral norte de Ilhéus. Sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o serviço resulta de intensas reivindicações do prefeito Jabes Ribeiro e tem por finalidade evitar que a maré continue a provocar erosão ao longo da orla. O investimento na obra gira em torno de R$ 700 mil.

Naquela região, o avanço do mar já destruiu residências, cabanas de praias e, recentemente, atingiu a rodovia BA-001, que interliga o município de Ilhéus a Uruçuca e Itacaré. A primeira fase da obra consiste na remontagem da barreira de pedras, conhecida como enrocamento, que amortece a força das ondas. Esse serviço foi definido após o superintendente de Infraestrutura e Transportes da Seinfra, Saulo Pontes, e o engenheiro marítimo Aleixo Belov visitarem o local, há cerca de 50 dias, ao lado dos secretários municipais de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Urbanismo, Isaac Albagli e Antonio Vieira.

De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, após esse serviço emergencial, deverá ocorrer uma obra ainda maior que consiste na montagem de novos espigões, que diminuem e redirecionam a força das ondas. A construção dessas estruturas, além da manutenção dos já existentes, será de responsabilidade da Secretaria Nacional dos Portos, por meio da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

O prefeito ilheense também considera importante a luta do deputado estadual Eduardo Salles (PP), que participou ativamente dessa reivindicação junto ao secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcante, e o superintendente de Infraestrutura, Saulo Pontes, “honrando o voto dos ilheenses”, conforme declarou.

Avanço - O avanço do mar naquela região de Ilhéus se deve à construção do Porto do Malhado, feita em mar aberto, que provocou o recuo da água na orla central e seu consequente avanço sobre o litoral norte.

Fonte: Prefeitura de Ihéus - BA

Comentários

Mais visitados