Zona norte de Ilhéus decreta situação de emergência após avanço do mar (BA)

Nos últimos dias, a força do mar tem feito a água invadir quiosques, destruir coqueiros e calçadas

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
O prefeito de Ilhéus (BA), Jabes Ribeiro, decretou situação de emergência na zona norte da cidade, principalmente nos bairros São Miguel e São Domingos. A medida, segundo o gestor, tem como objetivo garantir segurança e assistência para as pessoas afetadas pelo problema.

Nos últimos dias, a força do mar tem feito a água invadir quiosques, destruir coqueiros e calçadas. Até um trecho da BA-001, que liga a região à cidade Itacaré, sofreu danos. Por meio do decreto, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários atingidos.

Para diminuir a força com que as ondas chegam à faixa de areia, será reconstruída uma barreira de pedras que fica na orla dos bairros atingidos (São Miguel e São Domingos). Também será realizada a reconstrução de ruas e da rodovia que foram danificadas pela água. Essas medidas foram decididas em uma reunião do prefeito de Ilhéus, com o vice-governador da Bahia, João Leão e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

As obras devem ser finalizadas no prazo máximo 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir do decreto de estado de emergência.

Fonte: varelanoticias.com.br

Comentários