Onda de quase quatro metros pode atingir litoral pernambucano

Alerta foi dado nesta quarta-feira pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE)
Ressaca pode atingir a costa com força  / Edmar Melo/ JC Imagem
Ressaca pode atingir a costa com força
Edmar Melo/ JC Imagem
Ondas de quase quatro metros podem atingir o litoral nordestino a partir da noite de quinta-feira (16) até sábado, especialmente no trecho entre Sergipe e Pernambuco. Em alto mar, podem chegar a cinco metros entre a Bahia e Pernambuco. O alerta foi dado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTECT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e reforçado pelo Centro de Hidrografia da Marinha.

O perigo da ressaca fez a Capitania dos Portos emitir um alerta para embarcações, principalmente as pequenas, e comunidade de pescadores. A previsão é de que a onda mais alta, de cerca de 3,9 metros, atinja a costa pernambucana da noite desta quinta até a manhã de sexta-feira. Segundo especialistas, combinada à maré alta, onda ficará acima do nível dos arrecifes que protegem Boa Viagem.

As grandes embarcações devem redobrar os cuidados com a segurança, verificar equipamentos de salvamento como boias e coletes, o estado geral dos motores e casco, redobrar atenção com bombas e esgoto do porão e verificar funcionamento do rádio. Em caso de acidente, acionar o Salvamar Nordeste pelo telefone 185.

Essas ondas grandes, chamadas Swell, com dez segundos de intervalo entre uma e outra, são causadas por um evento extremo. Elas se formaram durante uma tempestade no Atlântico Sul e viajaram até a nossa costa. O mesmo tipo de onda alcança a Ilha de Fernando de Noronha no fim do ano e atrai muitos surfistas.

Fonte: JC

Comentários

Mais visitados