Mar avança e danifica estrutura de pousada em Rio das Ostras, no RJ

Orla da Praia da Tartaruga está sendo destruída pelo mar.
Empresários têm prejuízos com a situação.


Comerciantes da Praia da Tartaruga em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio, estão tendo problemas com o avanço do mar. A situação já acontece há algum tempo e vem se tornando preocupante, já que destrói as estruturas de prédios que foram contruídos à margem da praia. Muitos pontos da orla estão interditados pela Defesa Civil, o que afasta banhistas e turistas.

Em uma pousada, os muros de fundo são atingidos frequentemente pelas ondas. O local já passou por duas reformas apenas neste ano e quatro em 2014, com objetivo de tentar reforçar a estrutura. Um muro de contenção precisou ser reformado e outro precisou ser refeito após cair com o avanço da água.

Michele Mendonça, responsável pela pousada, explica que o prédio já perdeu cerca de três metros de estrutura em uma obra feita pela Prefeitura há alguns anos. Depois disso, todas as outras reformas são custeadas pela administração do prédio. "A obra toda é por conta do proprietário e a desse ano foi bem maior do que a do ano passado", conta a empresária.

Além da perda de infraestrutura da pousada, a areia que era aproveitada pelos banhistas e hóspedes também foi completamente tomada pela água. De acordo com Michele, mais uma reforma terá que ser feita em breve. "Tem piso afundando e o muro já está rachando de novo", explica.

De acordo com a Prefeitura de Rio das Ostras, um projeto foi elaborado para estudar o que está acontecendo no local. Foi feito um estudo topográfico e perfurações foram feitas para avaliar a situação da orla. O prefeito da cidade e o secretário de obras devem ir à uma reunião nesta quinta-feira (2) no Rio para saber quais são as alternativas para o que pode ser feito na orla da praia.

Fonte: G1

Comentários

Mais visitados