Comerciantes reclamam de avanço do mar em praia de Paraty, RJ

'Eu acho que é preocupante', se queixa dono de quiosque.
Proteção de pedra e cimento não é suficiente para segurar força do mar.

Comerciantes da Praia da Jabaquara, em Paraty, RJ, estão preocupados com o avanço do mar. Segundo eles, o espaço de faixa de areia para donos de quiosques receberam os turistas está ficando menor.

"Quando tem maré cheia, por exemplo, que coincide com a ressaca, a água chega até a avenida. Então, logo mais isso vai acontecer. Eu acho que é preocupante, tem que tomar uma atitude, em relação à praia inteira", se queixa o comerciante Gilberto José Jorge. 

O quiosque da comerciante Raimunda Edilaeda Vieira Souza fica bem perto do mar e há oito anos a faixa de areia está reduzindo. Em abril de 2014, a prefeitura construiu uma proteção de pedra e cimento. Só que a estrutura não é suficiente para segurar a força do mar. Quando a maré sobe, a água entra por baixo e vários buracos se formam no chão.

"A gente fica o ano todo esperando o turismo. Aí quando chega a baixa temporada, que vem essa demanda de mar aberto, enche a nossa praia, carrega a nossa areia e faz toda destruição que está acontecendo. Tem dia que o cliente sai daqui porque não tem espaço para ele ficar", disse.

O problema foi mostrado em uma reportagem do RJTV, em março. Na ocasião, a prefeitura informou que marcaria uma reunião com os moradores. Desde então os comerciantes esperam uma resposta."Simplesmente a praia está acabando. Você quer uma resposta, mas não encontra", reclama Raimunda.

A prefeitura de Paraty informou que houve uma mudança no comando da Secretaria de Meio Ambiente recentemente. Além disso, afirmou que o atual secretário vai agendar uma nova reunião com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para tratar do pedido entregue pela prefeitura em 2014, para a construção de um muro de arrimo.

Fonte: G1

Comentários

Mais visitados