Estudos para conter avanço do mar em Atafona serão debatidos (RJ)

Representante do INPH estará em Atafona para apresentar estudo.
Os estudos para conter o avanço do mar no litoral de São João da Barra serão retomados. Como já tinha dito em entrevista à Folha, o prefeito Neco (PMDB) anunciou na sexta-feira (8), durante a entrega das casas populares no Açu, que no dia 1º de junho o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta estará em Atafona apresentado para toda população o estudo técnico feito pelo órgão visando a recuperação da orla marítima do distrito.

— A recuperação da orla é um sonho de todos, mas principalmente dos moradores de Atafona, que já sofreram muito com o avanço do mar. Sabemos que não é uma obra barata, e por isso estou buscando parcerias com os governos estadual e federal para concretizar mais este sonho — disse Neco.

Há mais de 40 anos a erosão costeira vem redesenhando a paisagem de Atafona. São cerca de 3 metros a menos de faixa de areia a cada ano. Desde a década de 1960, mais de 15 ruas e 500 casas foram engolidas pela água. O Pontal, que era completamente povoado, foi totalmente tragadas pelo mar.

Os estudos do INPH para conter o avanço do mar em Atafona tiveram início em 2013.

Com informações da Secom/SJB.

Comentários

Mais visitados