Especialistas da UFRJ estudam o avanço do mar em Rio das Ostras, RJ

Dados estão sendo levantados e vão contribuir para conclusão de projeto.
Objetivo é apontar soluções para amenizar o problema.

Especialista estuda avanço do mar em Rio das Ostras (Foto: Maurício Rocha / Divulgação)
Especialista estuda avanço do mar em Rio das Ostras (Foto: Maurício Rocha / Divulgação)
Especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio, buscando soluções para o avanço do mar na orla da Praia da Tartaruga. Eles estão fazendo um levantamento topográfico e a sondagem da área. Essa avaliação vai contribuir para conclusão de um projeto da Prefeitura em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) para fazer frente ao fenômeno, que atinge boa parte do litoral fluminense.

A Prefeitura chegou a construir um muro de contenção no local em 2004. Por causa da complexidade de uma solução de médio e longo prazos, o município está trabalhando em parceria com o Governo do Estado para minimizar os danos causados pela erosão e propor ações emergenciais. 

“A equipe de engenheiros e técnicos do município, recentemente, elaborou um projeto para enfrentar o avanço acelerado do mar e apresentou ao DER, relatando a necessidade de uma obra emergencial”, destacou o prefeito Alcebíades Sabino.

Nos últimos cinco meses, o movimento do oceano já provocou a destruição de boa parte do calçadão. A Defesa Civil Municipal já interditou um trecho da ciclovia e um quiosque. A erosão agora ameaça as adutoras da Cedae que levam água para a parte sul da cidade e a estrutura da Rodovia Amaral Peixoto, gerida pelo Estado.

Trecho está interditado na orla da Praia da Tartaruga (Foto: Maurício Rocha / Divulgação)
Trecho está interditado na orla da Praia da Tartaruga (Foto: Maurício Rocha / Divulgação)







Fonte: G1

Comentários