Semov e Ministério da Integração visitam enrocamento de Ponta Negra (RN)

Prefeitura do Natal agora planeja aumentar área de areia na praia

14Prai

Nesta quarta-feira (25), o secretário Tomaz Neto, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), acompanhado do representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração, Cássio Guilherme Rampinelli, visitou o calçadão da praia de Ponta Negra e conferiu os trabalhos de manutenção da estrutura do enrocamento instalado na orla. Na ocasião, Tomaz Neto conversou com comerciantes e anunciou a instalação de novas escadas de acesso.

Na visita, o secretário informou que o serviço mudou a configuração da praia e que nos próximos meses terá novidades sobre as obras definitivas para o local. “O enrocamento feito com as pedras e toda a reestruturação do calçadão, com obras como novos quiosques e banheiros, mudou a face do local. Agora, estamos trabalhando para fazermos a engorda da praia. Obra essa que será definitiva e que mudará para sempre, e para melhor, a vida dos que visitam e trabalham em Ponta Negra”, ressaltou Tomaz Neto.

De acordo com o representante do Ministério da Integração, Cássio Rampinelli, os serviços promovidos na praia são positivos e mostram o empenho da administração municipal em melhorar a infraestrutura do espaço. “Estive aqui no final de 2012 e começo de 2013 e observei toda a degradação feita pela erosão e os problemas que ela trouxe para os turistas e, principalmente, para os comerciantes da área. Ponta Negra estava um caos naquele período. Como técnico do Ministério da Integração, posso confirmar que a Prefeitura fez o seu trabalho de forma correta e conseguiu mudar o cenário da praia. Agora irei produzir um relatório sobre essas melhorias e trataremos de novas parcerias entre o Governo Federal e o Município de Natal”, comentou.

Na visita desta quarta-feira, o secretário Tomaz Neto foi abordado por comerciantes em diversos pontos do calçadão e que desejavam saber sobre as novas escadas de acesso à praia (atualmente existem 16). Ele confirmou a entrega de algumas. “Acredito que nos próximos dias estaremos entregando à população seis novas escadas de acesso. Elas serão fixadas em pontos estratégicos e atenderão muito bem aos comerciantes das proximidades e aos banhistas que se dirigem a praia”, explicou o titular da Semov.

Engordamento

Engordamento de praia (do inglês, beach nourishment) é uma técnica de engenharia construída normalmente por meio da dragagem hidráulica que visa sanar uma deficiência de areia no ambiente. Ainda incipiente no Brasil, o processo é bastante conhecido em diversas praias das costas Leste e Oeste dos Estados Unidos, bem como em países costeiros da Europa.

O procedimento possui distintas vantagens como uma estética preferencial em relação a várias estruturas de engenharia, uso benéfico do material dragado das fontes próximas à costa e proteção e restabelecimento de habitats de tartarugas marinhas, aves marinhas e outros animais de passagem ou de vida permanente na praia.

Fonte: O Jornal de Hoje

Comentários

Mais visitados