Barra do Açu sofre com a erosão e avanço do mar (RJ)

Clique na foto para ampliá-la
Mar avança. Barra do Açu também sofre com erosão e a faixa de areia também diminuiu
Diversas praias do Norte Fluminense têm sofrido com a erosão em suas faixas de areia. As águas têm avançado cada vez mais, causando destruição. E o município de São João da Barra é um dos mais afetados. Além do problema na praia de Atafona, as atenções se voltam agora para Barra do Açu, onde já existem rastros de destruição.

Por lá, a água atingiu diversos locais. No início de fevereiro, o palco montado pela prefeitura e as ruas vizinhas foram atingidos. Na orla duas barracas foram destruídas. Até a principal via da praia, a Avenida Atlântica foi tomada pelas águas, que na ocasião, também chegaram às ruas do Destacamento de Policiamento Ostensivo e de uma escola municipal.

Em imagens divulgadas pelo professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Marcos Pedlowski, em pontos próximos à igreja da Praia do Açu é possível ver uma perda acentuada de areia, haja vista que a rede de distribuição de água da Cedae está exposta.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São João da Barra, Adriano Martins, o último avanço foi por conta da maré alta e que a situação está sob controle. "A Defesa Civil monitora o local 24 horas. Todo mês temos um fenômeno de maré alta e foi o que aconteceu este mês, não tem nada de anormal e não existe família desabrigada", disse Adriano.

Pedlowski, por sua vez, afirmou que a construção do quebra-mar é fundamental, mas outras medidas devem ser tomadas antes. "Hoje, a praia tem um déficit de areia, então é preciso recompensar isso", explica o professor.

Fonte: www.odiariodecampos.com.br

Comentários

Mais visitados