Obras de contenção em Paulista até 2015 (PE)

Mais uma etapa das obras de recuperação da orla de Paulista deverá ser entregue até fevereiro de 2015. Desde de 2013, o município iniciou obras de contenção do avanço do mar. Dessa vez, uma verba de R$ 7, 3 milhões do governo federal vai atender um trecho de cerca de 200 metros entre as ruas Nossa Senhora Aparecida, em Pau Amarelo e Malta, em Nossa Senhora do Ó.

A técnica que está sendo usada, o bagwall, que é um dissipador de energia de ondas usado para contenção de erosão, tem uma estrutura que se assemelha a uma escadaria. Ela é formada por sacos biodegradáveis com concreto e já foi aplicada nas praias da Ilha da Croa, em Alagoas e Icaraí, no Ceará.

“Essa obra promove a valorização dos imóveis litorâneos, além de ajudar as pessoas que vivem do comércio e do ramo de alimentação a recuperar sua clientela. Quando pronta, essa obra será fundamental para o desenvolvimento turístico no local’’, explicou o secretário executivo de infraestrutura do município, Ricardo Góes. Ainda de acordo com o secretário, o serviço prevê um mapeamento em toda a orla do município - compreendendo o trecho de Pau Amarelo a Maria Farinha-, e a partir dele será elaborado um relatório de avaliação. O documento servirá para orientar quais as outras regiões costeiras que necessitam de contenção do mar ou revitalização. Também estão previstas ações de urbanização nas calçadas da orla e ruas do entorno.

Em dezembro de 2013, a orla do Janga também foi beneficiada com a técnica bagwall em um trecho de 2,2 km do local, que já possuía a técnica de enrocamento aderente (paredão de pedras). Em maio deste ano, um processo de reurbanização começou a ser realizado ao longo de 700m do calçadão da Praia do Janga num trecho que estava devastado com a ação da natureza ao longo dos anos.
 
Fonte: DP

Comentários

Mais visitados