Manifestação cobra medidas para preservar falésia em João Pessoa (PB)

Erosão tem destruído a barreira do Cabo Branco nos últimos anos.
Prefeitura anunciou plano de contenção no final de 2014.

Uma manifestação realizada na manhã deste sábado (10), na orla de João Pessoa, cobrou medidas urgentes para conter a erosão na falésia do Cabo Branco. Considerada um dos principais pontos turísticos da capital paraibana, a barreira tem sido destruída nos últimos anos em função do avanço do mar.

O ato foi realizado pelo grupo 'Amigos da Barreira', que reclama da demora para realização de um projeto, que diminua a erosão no local. “A ideia é essa: acordar a sociedade e a população de João Pessoa e quebrar o silêncio. Não é um silêncio de agora, é um silêncio de décadas e décadas em cima da preservação, da revitalização da barreira”, afirmou o coordenador da iniciativa, Ricardo Lombardi.

Manifestantes cobram urgência na preservação da barreira do Cabo Branco  (Foto: Rizemberg Felipe/ Jornal da Paraíba )
Manifestantes cobram urgência na preservação da barreira do Cabo Branco (Foto: Rizemberg Felipe/ Jornal da Paraíba )
O geógrafo Williams Guimarães também participou da manifestação e alertou para os riscos na demora do projeto de revitalização. “É um processo erosivo bastante preocupante e provavelmente quanto mais tempo se levar para tomar uma atitude, esse projeto pode não surtir o feito esperado”, disse.

A prefeitura de João Pessoa foi procurada para informar como anda o processo de revitalização da barreira do Cabo Branco, mas ninguém foi localizado para falar sobre o assunto.

Em novembro de 2014 a administração municipal anunciou a interdição do trânsito de veículos na ladeira do Cabo Branco como medida para conter os danos à falésia. Na ocasião também foi explicado o plano da prefeitura para reduzir a erosão que, dentre outras coisas, contaria com a instalação de quebramares na praia do Cabo Branco.

Também no ano passado a prefeitura da capital paraibana decretou situação de emergência na área da falésia.
 
Fonte: G1

Comentários

Mais visitados