Jaboatão expõe experiência da engorda da orla em fórum sobre clima (PE)

Explanação sobre o êxito do projeto foi feito pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Fátima Lacerda, no 3º Fórum Pernambuco no Clima

 
 
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, com seu exitoso projeto de engorda da orla, participou, nesta quarta-feira (05/11), no Centro de Convenções, do 3º Fórum Pernambuco no Clima. O encontro vem discutindo, desde o início da semana, problemas provocados pelas mudanças climáticas, que afetam diretamente as costas mundiais - em Pernambuco não é diferente. São problemas como a erosão e o avanço do mar, que têm prejudicado litorais inteiros.

Em sua explanação, a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Fátima Lacerda, mostrou como foi a execução e monitoramento da orla de Jaboatão para a execução do projeto que resultou na engorda da orla nas praias de Candeias, Piedade e Barra de Jangada. “Jaboatão tomou a iniciativa de discutir com o Estado para resolver os problemas relacionados à diminuição da faixa de areia. Hoje, somos pioneiros e referência para todo Pernambuco”, enfatizou.

O debate aconteceu com a participação também do secretário de Meio Ambiente de Paulista, Fábio Barros, e do secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidades, Carlos Cavalcanti, além do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pedro Pereira. O tema da mesa redonda foi "Clima e Gerenciamento Costeiro". Os participantes expuseram casos e soluções viáveis para tentar reverter o quadro.

Atualmente, com o aquecimento global, a mudança na altura das ondas tem causado problemas em diversas áreas. Pernambuco possui um dos menores litorais do Brasil e, por ano, as ondas têm tido um aumento de 15 mm. Isso significa o aumento no nível da água na costa e diminuição da linha de areia. O evento reuniu pesquisadores do setor público e privado, empresários e interessados no debate sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.

Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes | Fotos: Valter Andrade

Comentários

Mais visitados