Engorda da orla de Jaboatão é destaque em evento sobre clima (PE)

“Pernambuco no Clima” reúne pesquisadores do setor público e privado, empresários e interessados no debate sobre desenvolvimento sustentável. Nesta quarta (05/11), o prefeito Elias Gomes será um dos debatedores

Os municípios localizados nas faixas litorâneas enfrentam sérios problemas devido ao avanço do mar. Em Jaboatão dos Guararapes, este problema foi muito reduzido graças à conclusão das obras de engorda da orla, no final de 2013. A gestão municipal serve de exemplo em relação a diversos outros municípios por ter conseguido realizar a maior obra de contenção do avanço do mar do País. Esta e outras ações realizadas pela Prefeitura estão sendo destaque no evento “Pernambuco no Clima”, que começou segunda (03/11) e segue até esta quarta-feira (05), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O encontro é promovido pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas).

O evento reúne pesquisadores do setor público e privado, empresários e interessados no debate sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Entre os temas abordados este ano, estão o clima e a expansão da economia de baixo carbono. A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Saneamento do Jaboatão dos Guararapes participa com um estande, no qual está sendo exibido um vídeo sobre a engorda da orla. Há também banners explicativos e são proferidas palestras sobre ações desenvolvidas pela gestão, ligadas ao desenvolvimento sustentável. Nesta quarta (05/11), às 17h30, o prefeito Elias Gomes participa do encontro como um dos debatedores do painel “Clima e gerenciamento costeiro”.

“O evento é sobre clima e as obras de engorda da orla de Jaboatão interagem diretamente com os efeitos na zona costeira. A Prefeitura de Jaboatão foi a pioneira no sentido de tomar as providências em uma área que estava degradada, e isso tudo tem a ver com as mudanças climáticas. O projeto iniciou-se em 2009 e foi concluído em 2013. Antes a praia não existia e, com essa obra, o litoral ficou protegido das eventuais chegadas de ondas na praia. Além disso, há a preservação ecológica, já que as tartarugas estão voltando para desovar onde não havia mais praia”, explicou a assessora especial da Secretaria de Meio Ambiente para ações de recuperação e engorda da praia, Núbia Chaves.

“É muito importante divulgar ações realizadas pela gestão, sobretudo a questão da engorda da orla, que foi um programa pioneiro e modelo para toda a região”, destacou, por sua vez, a superintendente de Meio Ambiente, Sandra Ferraz.
 
Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Comentários

Mais visitados