Avanço do mar e erosão ameaçam o ponto mais oriental do Brasil (PB)

Erosão no Pontal do Seixas 
 
Um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil, o Ponto Extremo Oriental das Américas, em João Pessoa, está ameaçado pela erosão. O farol construído para simbolizar o ponto geográfico conhecido como Pontal do Seixas pode desaparecer, diante do avanço do mar, que destrói aos poucos a falésia que o sustenta. No local, a calçada cedeu e a área foi interditada. Mais à frente, o mirante já "desapareceu".

Estudos mostram que a falésia já esteve dentro do mar e tem diminuído até dois metros por ano. De baixo, é possível entender a gravidade. O material que se desprende é muito frágil, despedaça na mão. Em alguns pontos a base da barreira ficou mais estreita que o topo.

"Eu vou perder meu ponto, porque o Oceano Atlântico está se aproximando. A cada dia que passa está mais perto, e a barreira está caindo", diz o vendedor Aluízio César.

O geógrafo Williams Guimarães faz parte do grupo que monitora a região. Para ele, as causas da erosão não são apenas naturais. "No topo da falésia, temos tráfego de veículos, que contribui de forma direta para desagregar o solo. Há falta de vegetação e construções de engenharia, que também potencializam esse processo", explica o estudioso.

Segundo a prefeitura, um projeto de recuperação deve ficar pronto neste ano. "A solução técnica proposta é fazer quebra-mares ao longo das imediações dessa fenda dos corais, colocando de forma artificial aquilo que a natureza tinha colocado ao longo do tempo. Vamos corrigir a ruptura dessa barreira de corais", adianta o secretário de Planejamento de João Pessoa, Rômulo Polari.
(Fonte: Jornal Nacional)
 
Fonte: www.planodecontingencia.com.br

Comentários

Mais visitados