Secretário de Obras critica avaliação “equivocada” de enrocamento em Ponta Negra (RN)

Para Tomaz Neto, os especialistas fizeram uma leitura equivocada do projeto. Na segunda-feira (27) uma nova inspeção foi verificou irregularidades
 
Segundo Tomaz Neto a obra seguiu tudo o que estava previsto no projeto (Foto; Wellington Rocha)
O secretário municipal de Obras Públicas, Tomaz Neto, criticou mais uma vez a inspeção realizada por técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Para o secretário, os especialistas fizeram uma leitura equivocada do projeto.

De acordo com Tomaz Neto, as camadas da estrutura que forma o enrocamento são compostas por pedras que variam entre 40 quilos e 1,84 toneladas. Por este motivo é natural que os técnicos tenham encontrado pedras com pesagens diferentes. “O peso das pedras só poderia ser contestado caso fossem encontradas rochas com peso inferior a 40 quilos”, explicou ele.

Além disso, Tomaz diz que tanto os técnicos da UFRN, quanto os do Idema não tem formação específica para lidar com obras de segurança costeira e que o projeto da obra foi assinado por um dos maiores especialistas no assunto, o engenheiro, Luiz Parente. “A obra foi acompanhada e vistoriada de perto pelo oceanógrafo e doutor em Ciências do Mar, Eugênio Cunha, único habilitado aqui no RN para esse tipo de obra”, declarou ele.

O titular da pasta de obras do município explica que é preciso fazer uma leitura cuidadosa do projeto, uma vez que alguns condicionantes devem ser levados em consideração. Segundo Tomaz, o desnivelamento entre o calçadão e a faixa de areia da praia é um deles. “Não há uma linearidade, então existem pontos que não dá para colocar uma pedra muito pesada, precisando adequar a instalação às condições da região”, completou.

Na segunda-feira (27) uma nova inspeção foi realizada nas pedras que compõem o enrocamento do calçadão da praia de Ponta Negra constatou uma pesagem inferior à prevista no projeto oficial da obra.

De acordo Ângelo Roncalli, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRN, a pedra com o maior peso registrado até o momento tem 1.622 quilos, mas que ainda assim não está dentro do peso mínimo previsto no projeto. Segundo ele, o projeto de execução do enrocamento prevê que o peso mínimo dessas rochas deveria ser de 1,3 tonelada e chegar até 2,3 toneladas.

A inspeção das pedras do enrocamento do calçadão de Ponta Negra começou na semana passada. O trabalho avaliará o peso das rochas a cada 400 metros da estrutura, ao longo de 2 km da orla de Ponta Negra. Estão sendo utilizadas balanças de precisão para a medição. Depois dessa perícia, os professores vão elaborar um relatório com o resultado da inspeção.
 
Fonte: portalnoar.com

Comentários

Hammes Dionísio disse…
KKK!!! as Pedrinhas? continuam enchendo Pedrões... em obras mal concebidas para destruir as mais Lindas Praias de Arreia por de Pedras horrendas!