Autoridades se reúnem no Inea para discutir o avanço do mar no Açu (RJ)



Nos próximos dias, uma equipe do Inea e do INPH visitarão o distrito
 
 Um novo encontro com o objetivo de conter o avanço do mar do distrito do Açu, em São João da Barra, foi realizado nesta quinta-feira, dia 16, na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Rio. Participaram da reunião o prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco, o deputado estadual Roberto Henriques, a presidente do Inea, Isaura Frega, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta, e o secretário de Planejamento de São João da Barra, Sidney Salgado.

Ficou definido que haverá uma união de forças entre os institutos, a prefeitura e a empresa Prumo, que atua no Porto do Açu, para solucionar o problema e preservar os moradores da localidade. Nos próximos dias, uma equipe do Inea e do INPH visitarão o distrito e caberá ao segundo fazer um projeto de recuperação do local, com orçamentos, para ser licitado.

O deputado estadual Roberto Henriques, que foi quem intercedeu junto ao Inea e o aos institutos sobre a situação do Açu, disse que continuará acompanhando de perto o problema. “Não queremos que a população do Açu corra o risco de perder suas casas. Os estudos e projetos serão feitos e estou muito confiante que conseguiremos uma solução”, concluiu.

Segundo o prefeito Neco a empresa Prumo já fez um estudo da situação, mas a prefeitura resolveu solicitar um novo. “Recorri ao deputado Roberto Henriques e ele me colocou em contato com o INPH, que é o órgão oficial do governo federal e um instituto muito sério. Queremos que os moradores do Açu fiquem tranquilos”, pontuou o prefeito.

No último dia 7, houve uma primeira reunião, articulada pelo deputado Roberto Henriques, sobre o tema na sede do INPH, também no Rio. Na ocasião, o diretor, Domenico Accetta, disse acreditar ser relativamente fácil a reparação do processo erosivo na orla do Açu por já haver maquinário do estaleiro no local.

Situação do Açu - Ao longo do ano a população, de aproximadamente dois mil habitantes, do quinto distrito de São João da Barra tem se preocupado com a erosão e a diminuição da faixa de areia na praia. Nos últimos meses o mar avançou algumas vezes, mas, no último dia 24 de setembro, a situação piorou. O mar invadiu várias casas, a Avenida Atlântica, as ruas do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) e da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza. Segundo a Defesa Civil, nenhuma família precisou ser removida de suas casas.
 
Fonte: www.quotidiano.com.br

Comentários