Prefeitura do Paulista (PE) promete concluir obras de contenção do avanço do mar

Atraso na conclusão das obras teria sido gerado por atrasos no repasse de verbas

A Prefeitura do Paulista vai injetar R$ 10 milhões nas obras de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo. O recurso foi depositado pela União na conta do município nesta segunda-feira (3) e faz parte do convênio assinado entre o Executivo local e o Ministério da Integração Nacional. Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura, as obras foram paralisadas por atrasos no repasse de recurso.
Técnica utilizada na orla é o Bagwall
Porém, com o depósito da última parcela, a Secretaria diz ter condições de concluir as intervenções iniciadas em agosto do ano passado até fevereiro deste ano. Um trecho de 700 metros de extensão já foi executado pela atual gestão e restam 1.300 metros para finalização da obra. O custo total para construção gira em torno de 14,3 milhões de reais.

A técnica usada na proteção da área degradada é o bagwall (sacos biodegradáveis preenchidos com concreto em forma de arquibancada que dissipa a força das ondas). A obra garante a contenção do avanço do mar em um trecho de 2 km, entre a Rua Nossa Senhora Aparecida, nas proximidades do Forte de Pau Amarelo, até a Rua Malta, em Nossa Senhora do Ó.

O Bagwall é uma técnica recente em Pernambuco, porém já obteve êxito em outros estados do Nordeste como Alagoas (praia da Ilha da Croa) e no Ceará (praia do Icaraí). O dissipador de energia deverá proteger a área degrada pela força do mar e possibilitar a engorda natural da faixa de areia.

JANGA – A mesma técnica americana do bagwall está sendo empregada na praia do Janga. No local estão sendo protegidos 500 metros da faixa de areia, divididos em pontos considerados críticos. Nestes trechos, as obras foram iniciadas em dezembro do ano passado. A iniciativa também é fruto de parceria com o Governo Federal.
 
Fonte: www.folhape.com.br

Comentários

Mais visitados