Paulista (PE) injeta R$ 10 mi na conclusão da obra de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo



A Prefeitura do Paulista vai injetar R$ 10 milhões nas obras de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo. O recurso foi depositado pela União na conta do município nesta segunda-feira (03.02) e faz parte do convênio assinado entre o Executivo local e o Ministério da Integração Nacional. Com a chegada da última parcela, a Secretaria de Infraestrutura terá condições de concluir as intervenções iniciadas em agosto do ano passado. Um trecho de 700 metros de extensão já foi executado pela atual gestão e restam 1.300 metros para finalização da obra. O custo total para construção gira em torno de 14,3 milhões de reais.


 
A técnica usada na proteção da área degradada é o bagwall (sacos biodegradáveis preenchidos com concreto em forma de arquibancada que dissipa a força das ondas). A obra garante a contenção do avanço do mar em um trecho de 2 km, entre a Rua Nossa Senhora Aparecida, nas proximidades do Forte de Pau Amarelo, até a Rua Malta, em Nossa Senhora do Ó.

 
O serviço esteve parado por atraso no repasse financeiro, mas deve voltar a ser executado ainda nesta primeira quinzena de fevereiro. A técnica é inovadora em Pernambuco, porém já obteve êxito em outros estados do Nordeste como Alagoas (praia da Ilha da Croa) e no Ceará (praia do Icaraí). O dissipador de energia protege a área degrada pela força do mar e propicia a engorda natural da faixa de areia.


 
JANGA – A mesma técnica americana do bagwall está sendo empregada na praia do Janga. No local estão sendo protegidos 500 metros da faixa de areia, divididos em pontos considerados críticos. Nestes trechos, as obras foram iniciadas em dezembro do ano passado. A iniciativa também é fruto de parceria com o Governo Federal.
 
Fonte: Paulista Atualizado

Comentários

Mais visitados