Mar sobe e ameaça pontos turísticos e condomínios em Aracaju

A água que invadiu a orla já destruiu parte de uma praça de eventos, bares e ameaça outros comércios.                 Foto: Victor Ramos/Flickr
A população de Aracaju está preocupada com o avanço das águas. A capital sergipana sofre com o avanço do mar, que já invadiu condomínios, pontos turísticos e, atualmente, é o responsável pela interdição de um grande trecho de uma das principais avenidas da cidade.

Conforme informado pela Folha de S. Paulo, o problema se tornou mais grave no início do mês de maio, quando o rio Sergipe, que é ligado ao oceano Atlântico, invadiu a avenida Beira-Mar.

A explicação para essa situação é a erosão costeira, um desequilíbrio entre os sedimentos que chegam e os que saem do mar na costa de Sergipe. Agregado a isso está a falta de acordo político entre o governo estadual e a prefeitura de Aracaju, que impede o início das obras de recuperação.

“Nossa costa é formada por depósitos sedimentares, não é rochosa e com contenção costeira como em outras regiões. E temos muita água ao redor de Aracaju, influência do mar e das marés”, explicou o secretário estadual do Meio Ambiente, Genival Nunes, em declaração à Folha.

A praia de Atalaia é uma das mais sofre com o avanço do mar. A água que invadiu a orla já destruiu parte de uma praça de eventos, bares e ameaça outros comércios e o asfalto da avenida. Além do aumento nos congestionamentos, o estrago é percebido também nos comércios, que tiveram movimento reduzido.

Redação CicloVivo

Comentários

Mais visitados