Virada de ano terá maré alta e poucas chuvas (PA)

Virada de ano terá maré alta e poucas chuvas (Foto: Adauto Rodrigues/Arquivo)
(Foto: Adauto Rodrigues/Arquivo)
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet- PA), em Belém, na região nordeste e nas praias de Salinópolis, Ajuruteua, Marudá e Algodoal, há 95% de chances de não chover na virada de 2012/2013. A atenção maior deve ser na noite de 31 de dezembro, quando a maré em Salinas vai atingir 4.7m, às 20h45, de acordo com a Marinha.

Até às 00h, no entanto, o nível da água já terá diminuído e não atingirá os estabelecimentos situados a beira da praia. “A lua e a ausência de chuvas não vão favorecer a maré alta, que não vai invadir os restaurantes. Até a virada de Ano Novo, a maré já terá baixado e não causará prejuízos”, garante José Raimundo Abreu, coordenador do Inmet- PA.

Na noite de sexta- feira (28), a lua cheia impulsionará a altura da maré, com pico de 4.8m, às 19h13, no município. Nesse caso, os motoristas precisam ficar atentos com os carros estacionados à beira da praia.

Em Mosqueiro e em Belém a maré vai ficar em baixa, atingindo 3.5m, às 23h34, em Mosqueiro e 3.3m, na madrugada de domingo (30).

No final de semana que antecede o réveillon, assim como no Ano Novo, o céu deve mesclar entre parcialmente nublado e nublado em Salinas, Marudá, Marapanim, Algodoal e Bragança. “A previsão é que não ocorram chuvas. Se ocorrer, só em áreas isoladas e à tarde, sem alterar o brilho do ano novo que está chegando”, antecipa Abreu.

O tempo não deve sofrer alterações em Belém, em relação aos últimos dias. A capital vai ter pancadas de chuvas no período da tarde durante o final de semana e no dia 31 de dezembro. “Não deve chover na virada de ano. Há 90% de chances de não chover no período noturno”, afirma o coordenador do Inmet- PA.

Para a Ilha do Marajó estão previstas pancadas de chuvas nos municípios de Afuá e Chaves. Nos demais municípios que compõem a ilha, o tempo deve obedecer à previsão pluviométrica de Belém. Em Soure não há previsão de chuvas. Em Marabá e na Serra dos Carajás há possibilidade de chuvas noturnas na virada de Ano Novo. Nos municípios do sudeste e sul do Pará pode chover intensamente. Em Itaituba, a madrugada de réveillon deve ser chuvosa.

Fonte: Diário do Pará

Comentários

Mais visitados