Mar volta a ameaçar Conceição da Barra (ES)

Continua o avanço do mar no município de Conceição da Barra, norte do Estado. Moradores afirmam que o governo do Estado já foi comunicado, mas até o momento nenhuma obra de contenção foi realizada na região. Por conta própria, os proprietários de imóveis em risco colocaram sacos de areia para conter a erosão, porém, sem sucesso.

A orientação dos representantes do governo e responsáveis pela obra de contenção é que nem prefeitura, nem moradores devem realizar qualquer intervenção no local. Moradores e proprietários da rede hoteleira da região estão preocupados. A informação é que até a baleia que foi enterrada a cem metros da preamar ficou à mostra nesse domingo (23).

O município já foi visitado por engenheiros da obra de contenção e representantes do governo, mas nenhuma alternativa para conter a destruição foi apresentada até esta segunda (24).

Com um custo de cerca de R$ 50 milhões, parte da obra entregue pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB), em dezembro de 2010, está sucumbindo, segundo a população. Ao invés de gerar erosão na Bugia, como ocorria no passado, vem atingindo outras praias, como se o problema tivesse apenas se transferido de área.

Para conter a erosão foram construídos um espigão e cinco quebra-mares de pedra. Também foi realizada a reposição de areia para conter a devastação registrada por cerca de 20 anos, mas o problema não foi resolvido.

A praia de Guaxindiba e da Barra estão entre as mais atingidas.
Fonte: http://www.seculodiario.com.br

Comentários