Codevasf vai construir diques para conter avanço do mar nos campos da Baixada

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou ontem, na instalação da 8ª superintendência estadual da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) a abertura, ainda este ano, de licitação para contratar construção de 50 quilômetros de diques na Baixada Ocidental para conter a invasão da água do mar em seus campos.

O investimento está avaliado em R$ 100 milhões, mas trata-se de uma obra necessária para se preservar uma das áreas que melhor podem ser aproveitadas para agricultura e piscicultura.

De acordo com o ministro, a vinda da Codevasf para o Maranhão vai resultar numa série de benefícios para o estado, já que sua vocação principal é erradicar a pobreza, fomentar a produção e garantir água de qualidade para a população. Segundo ele, o seu papel é tão importante para o desenvolvimento brasileiro que a presidente Dilma Roussef já sinaliza com sua transformação em Empresa Nacional de Irrigação e Drenagem, com atuação de Norte a Sul, Leste a Oeste, levando suas ações para todas as regiões.
Campos da Baixada serão protegidos com construção de diques
Para que a empresa viesse para o Maranhão foi necessária uma modificação na estrutura, motivada pelo deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), que ampliou sua atuação para as bacias dos rios Itapecuru e Mearim, tornando sua presença necessária em mais de 80% do território maranhense. Antes da intervenção do parlamentar, apenas os municípios situados às margens do rio Parnaíba podiam ser contemplados com as ações do órgão.

Baixada - De acordo com estudos encomendados pela Secretaria de Agricultura, os campos da Baixada têm sofrido grande influência da maré, com isto a água do mar tem aumentado o processo de salinização dos rios, igarapés e lagos. Caso isto prossiga, haverá o surgimento natural de manguezais, que vão provocar uma grande alteração no ecossistema da região.

A única maneira de conter este processo é construção de 50 quilômetros de diques, que vão de Viana a Bacurituba. Com isto haverá mais retenção de água doce, favorecendo a manutenção da fauna e da flora e o surgimento de projetos de piscicultura, já que muitas espécies típicas da região estão desaparecendo.

O ministro Fernando Bezerra diz que já recebeu o projeto e vai autorizar, antes de dezembro, a abertura do processo de licitação para que as obras sejam iniciadas o mais breve possível. “Asseguro que a nossa presença será bastante favorável para a população do estado”, acentuou.

Ministro e a governadora na instalação da Codevasf
Vantagens - Em seu discurso, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, destacou que as ações do órgão vão fazer com que mais recursos venham para realização de projetos em favor do desenvolvimento do estado. Segundo ele, o Piauí, por conta das ações da companhia, recebe em média R$ 300 milhões de emendas parlamentares para projetos que estão relacionados com suas atividades.

A governadora Roseana Sarney elogiou o trabalho de sua equipe para convencer a direção da companhia a trazer alguns benefícios para os maranhenses, pois a princípio ela relutava em incluir o estado no Água para Todos, mas agora o programa está trazendo benefícios para a população. De acordo com Roseana Sarney, as ações de Codevasf vêm ao encontro de muitas ações do seu governo em favor do desenvolvimento e na diminuição da pobreza.

A Codevasf terá como superintendente no Maranhão o médico veterinário João Batista Martins, ex-consultor do Sebrae-MA. Em seu discurso prometeu, até como profundor conhecedor da realidade local, atuar no sentido de tornar o órgão o mais eficiente possível.

Comentários

Mais visitados