Avanço do Mar na Praia de Icaraí: Riscos, Prevenção e Adaptação

The Advance of the Sea in Icaraí Beach: Risk, Prevention and Adaptation

No início de 2011 foi publicado um artigo no blog Eco4u com o título “Elevação do nível do mar: medições e consequências no Brasil e no mundo”, em que a foto inicial da matéria mostrava a destruição pelo mar na praia de Icaraí, em Caucaia na Região Metropolitana de Fortaleza - Ceará.

Destruição pelo mar na praia de Icaraí (Fonte: blog Eco4u).
De acordo com o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o mar já avançou no litoral do Ceará entre 150 e 300 metros, desde a década de 1990, as praias de Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba e Cumbuco perderam um terço da faixa de areia. Cerca de 200 barracas foram invadidas pelas águas e completamente devastadas.

No Brasil, a falta de informações históricas sobre o nível do mar reflete a grande vulnerabilidade existente com relação à elevação do nível relativo do mar, tendo em vista que não se pode garantir se a variabilidade observada é um fenômeno local, regional ou global.

Eis a opinião de cientistas:
Segundo Vallega (2001), “...o chamado efeito estufa, que é o fator causador da teoria da mudança global, que entre outros problemas ambientais, têm provocado a alteração do nível do mar”.

Hunter (2007), após reunião do IPCC em março de 2007, sugeriu em uma entrevista à agência de notícias Reuters que “...as cidades litorâneas devem erguer diques de proteção para conter as marés do futuro”.

Neves e Muehe (2008) recomendaram que para o planejamento de qualquer ação futura, em primeiro lugar é imperativo que se estabeleça um programa de monitoramento ambiental de longo prazo, envolvendo parâmetros meteorológicos, oceanográficos, geodésicos e geomorfológicos.

Souza (2008) observou que o avanço do mar tem ocupado os telejornais, artigos da imprensa escrita, dentre outros. A falta de sedimentos na praia é devida à exaustão da fonte e à retenção de sedimentos através de barragens fluviais e obras marítimas. Os atuais processos de controle de erosão costeira mediante obras de contenção têm apresentado deficiências e, geralmente, não permitem o uso da praia recreativa.

Quando o processo erosivo se instala numa área urbana, existem três formas básicas de resolver esse problema:

Adaptação, isto é, construir obras de proteção costeira que protejam o patrimônio público, privado e ambiental, e que tenham como resultado final da intervenção a contenção do avanço do mar e a recuperação da praia natural recreativa;

Retirada, isto é, retirar a população da faixa costeira que será afetada nas próximas décadas para um local seguro e deixar o mar destruir as construções menos importantes;

Prevenção, isto é, identificar, mapear e monitorar as áreas de risco de avanço do mar, efetivando planos estratégicos preventivos para a tomada de decisão por parte dos gestores públicos diretamente envolvidos na questão.

No final de agosto de 2010, a atual administração do Município de Caucaia tomou a decisão de utilizar uma nova solução de engenharia para proteção costeira, valendo-se da construção do Dissipador de Energia Bagwall, com o objetivo de controlar o processo erosivo no local e promover a recuperação natural da praia.

O projeto básico previu a construção de 16 km do Dissipador de Energia Bagwall, abrangendo as praias de Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba e Cumbuco. Devido a limitações de ordem financeira, foram construídos apenas 1.430 metros da referida obra com recursos dos Governos Federal e Municipal, restando 14,7 km para a conclusão do projeto.

Considerando-se os resultados positivos dessa obra de engenharia costeira, pois no local da intervenção ocorreram, a contenção do avanço do mar e a recuperação da praia natural recreativa, pode-se afirmar que a solução utilizada em Caucaia é um bom exemplo a ser seguido quanto à adaptação com relação ao controle do avanço do mar em áreas urbanas.

Praia de Icaraí : área degradada antes da construção do Bagwall.

Praia de Icaraí: área recuperada após a construção do Bagwall.
Ainda há muito por fazer para recuperar as praias de Caucaia quanto ao problema da erosão costeira, fazendo-se necessária uma ação para equacionar de forma definitiva o problema observando o seguinte:

Riscos

Os riscos estão identificados, inclusive com delimitação das áreas emergenciais. Nessas áreas é preciso agir com urgência na mitigação imediata do problema.

Prevenção

É preciso monitorar, mapear e identificar as áreas de risco, a fim de viabilizar as ações preventivas junto à Administração Pública, para equacionar de forma definitiva o problema nos demais trechos do litoral de Caucaia.

Adaptação

No local onde foi construído o Dissipador de Energia Bagwall a praia está recuperada, sendo necessário dar continuidade à obra de proteção costeira nos trechos que ainda não foram contemplados pelo projeto.

Comentários

Mais visitados