Areia para engorda da orla de Piedade, em Jaboatão, fica a 14 km da praia

A retirada e o transporte da areia para a engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes estão entre as atividades que mais vão exigir aparato técnico.

O projeto de engorda, cujo início será em junho, é destinado à orla de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. A princípio, as obras para conter o avanço do mar nessas três praias começariam em abril.

Para retirar a areia, os técnicos usarão um navio. A embarcação vai aspirar, em movimento, a areia de jazidas na costa do Cabo de Santo Agostinho.

O material será armazenado em um reservatório com capacidade de 2 mil metros cúbicos.

“Um rebocador fará o transporte da areia até a beira-mar”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento, Fátima Lacerda.

Na praia, a areia será espalhada por uma retroescavadeira.

Para recuperar as três praias serão necessários 600 mil metros cúbicos de areia, o que representa a carga de 60 mil caçambas.

É preciso lembrar, nessa conta, que as jazidas do Cabo de Santo Agostinho ficam a 14 km da Praia de Piedade.

O navio da empresa que vencer a licitação, adianta a secretária, via dar de cinco a dez voltas entre o Cabo e Jaboatão por dia.

O edital de licitação da engorda foi aberto na semana passada, devendo o nome da empresa vencedora ser divulgado no dia 10 de maio.
Fonte:  http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meioambiente

Comentários