Ação do homem provoca avanço do mar no litoral alagoano, alerta pesquisador

"Quem conhece o mar não constrói na praia", diz Gabriel Le Campion

Em vários pontos do litoral alagoano o mar avança, provocando erosão e destruição de imóveis. Mais recentemente, na Praia de Sauaçuhy, no município de Paripueira, moradores de um condomínio fechado reclamaram dos prejuízos. Casas de veraneio foram demolidas pela força das ondas. Os proprietários buscam explicações e exigem providências, mas a questão é complexa e tem múltiplos fatores, relacionados à ação do homem sobre a natureza.

Segundo o mestre em Oceanografia Biológica e professor, Gabriel Louis Le Campion, os pescadores mais velhos tinham a sabedoria de construir suas casas há pelo menos 300 metros da praia. “Estamos esquecendo de respeitar a dinâmica do mar. As construções litorâneas são projetadas por engenheiros e arquitetos, na maioria das vezes sem levar em conta os aspectos biológicos”, pondera o pesquisador.

Mecanismos erosivos no litoral alagoano

O oceanógrafo explica que são fatores de diversas naturezas, que atuam conjuntamente, culminando em ações erosivas em determinados locais. A natureza desses mecanismos é ampla, envolve desmatamento, construção de barragens e a oscilação natural da foz do rio, que é alterada pela ação humana. “O desmatamento da mata ciliar compromete o leito do rio e a capacidade de transporte de sedimentos para a região costeira”, explica Le Campion.

Os sedimentos que o rio joga na costa marítima são responsáveis pela formação da faixa de areia, que são as praias. “Os rios são os principais fornecedores de sedimentos para o mar, por isso, se estes cursos de água perdem a capacidade de arraste, a dinâmica na foz se modifica. Além disso, os desmatamentos também provocam o desaparecimento de nascentes que alimentam os rios. As barragens construídas no percurso também impedem a passagem de sedimentos que farão falta na frente”, alerta o professor.

Durante um tempo longo, de 500 a mil anos, a foz do rio se movimenta em delta, formando um leque. A descarga de sedimentos se desloca primeiro para o norte, depois ao sul, e em seguida tende a voltar. Este é o fenômeno conhecido como avulsão. “Se o rio perde força, pelo efeito curiolis, a leito do rio vai para o sul e não volta. Além disso, com as interferências antrópicas, esse movimento que levaria centenas de anos é acelerado para cerca de dez a 20 anos”, relata o oceanógrafo.

Contenção natural


Na avaliação de Campion, a manutenção dos sedimentos transportados pelos rios para o mar é importante por vários motivos. Um deles é a função de barrar a energia atmosférica. “Os ventos fortes no oceano produzem ondas altas. Neste caso, o mar provoca uma corrente de retorno, buscando os sedimentos logo acima da praia e transferindo cerca de 300 metros mar adentro. As ondas 'tropeçam' nesses bancos de areia, dissipando energia e chegando com menos impacto na praia. Se este processo natural é prejudicado, as ondas quebram diretamente na costa, intensificando a erosão”, explica.

O professor destaca ainda que o próprio mar se encarrega de, no período do verão, com a ação do vento leste e nordeste, devolver esses sedimentos à praia, reconstituindo o perfil que atrai tantos visitantes, principalmente na estação mais quente. “É um movimento com o qual convivemos muito bem em algumas regiões onde as praias ainda são preservadas, mas que alteramos radicalmente com a construção de edifícios e diques no litoral”, diz Campion.

Um alerta na orla de Maceió

Gabriel Le Campion colocou uma outra questão que deve ser pensada pelos gestores antes de qualquer intervenção radical. O clube Alagoinhas, na Ponta Verde, já foi foco de pelo menos três trabalhos de conclusão de curso orientados pelo pesquisador. Nessas monografias, são colocados os riscos da retirada, sem planejamento, daquele dique.

Segundo a explicação do professor, na época em que o clube foi implantado, o arquiteto Pierre Chalita propôs um dique em arco vazado, para não interferir muito na dinâmica da praia. Mas, por alguma razão, os associados preferiram fazer um barramento. Com isso, a corrente de água foi estancada, promovendo a retenção de sedimentos de fração grossa e média, no lado da Ponta Verde, interferindo nos recifes, que foram parcialmente cobertos por areia. Já do lado da Pajuçara, faltou sedimento, diminuindo a faixa de praia. A bacia foi aterrada por sedimentos finos, que são mais suscetíveis à matéria orgânica, formando uma lama fétida.

Mas o professor alerta que, de certa forma, a dinâmica marinha buscou uma adaptação ao barramento das correntes com a construção do dique. “Se o Alagoinha, que está desativado há anos, for simplesmente demolido, sem uma avaliação dos impactos, pode acontecer um avanço do mecanismo erosivo naquela região, comprometendo a avenida e até os prédios”, considera Le Campion.

O pesquisador ressalta que a orla de Maceió, naquele trecho, recebeu várias intervenções sem um estudo dos impactos. “O riacho que saía na altura da Avenida Sandoval Arroxelas foi aterrado, porque virou uma língua de esgoto clandestino. A nascente que alimentava a Lagoa da Anta também foi aterrada com a construção de casas. O Rio Jacarecica vem sendo desmatado ao longo de todo percurso. Não podemos querer que todas essas intervenções aconteçam sem consequências”, alerta o oceanógrafo.

Avaliação multiprofissional das construções


Em resumo, o pesquisador afirma que as construções na orla deveriam respeitar a dinâmica da natureza. “Os projetos para essas áreas deveriam ser elaborados por equipes multiprofissionais. Além de engenheiros civis e arquitetos, os biólogos e oceanógrafos teriam que ser chamados a avaliar as condições de intervenção na região costeira”, considera Gabriel Le Campion.

Os condomínios fechados no litoral sul também preocupam. Depois do anúncio da duplicação da AL-101 Sul começaram a surgir loteamentos de luxo e resorts de alto padrão, que, segundo Le Campion, não obedeceram a nenhum levantamento biológico. “Um desses condomínios foi instalado em área onde a restinga já havia sido desmatada para dar lugar a um coqueiral. Nesta região, o lençol freático fica muito próximo da superfície, o que não favorece nem a plantação de coqueiro, nem a construção civil”, questiona o pesquisador.

Le Campion exemplifica outras situações em que a paisagem natural é alterada, sem levar em consideração as características do terreno. “O que mais vemos nestes condomínios é a retirada da vegetação de restinga, depois jogam argila e passam um trator. Como são lugares onde a água se acumula com facilidade, tudo isso vira lama. A argila, por ser mais fina, fica em suspensão e acaba alterando até a cor da água da praia”, ressalta ele.

O professor destaca também que as intervenções para conter a erosão na orla precisam ser integradas. “É preciso pensar em toda a bacia hidrográfica que deságua no mar. Não existe uma solução pontual apenas na região costeira”, diz Campion.

Um exemplo de planejamento coletivo, colocado pelo professor, é o que acontece hoje em Jaboatão dos Guararapes, litoral pernambucano. “Depois de sofrer muitos prejuízos com as construções na região costeira, sem levar em conta a dinâmica do mar, os gestores iniciaram um debate coletivo, com a participação da população e dos pesquisadores, para disciplinar a ação humana nestas áreas onde a natureza precisa de espaço para se movimentar. Hoje é proibido pisar na salsa da praia, da mesma forma como vemos placas proibindo pisar na grama de determinadas praças”, relata o professor.
Fonte: Ascom/Ufal | primeiraedicao.com.br

Comentários