Bagwall uma alternativa para conter o avanço do mar nas áreas emergenciais da Região Metropolitana de Recife.

As situações de emergência que estão batendo à porta na RMR, requerem ação para conter a erosão nessas áreas. Porém, é preciso ter o cuidado para não cometer os erros do passado, pois o ambiente litorâneo é um sistema caótico, onde uma pequena alteração nas estruturas existentes levará alteração a todos os dados existentes e monitorados pelo MAI. Portanto as obras emergenciais devem ser realizadas de forma a criar o menor impacto possível na área.

O grande problema existente hoje na Região Metropolitana de Recife com relação ao avanço do mar é devido às obras costeiras projetadas não terem obtido o êxito esperado nos projetos de engenharia, principalmente por deficiências na elaboração dos referidos projetos, tanto na concepção quanto na escolha dos projetos alternativos. Não foram levados em consideração nesses projetos o impacto ambiental, a durabilidade e o custo de manutenção das obras. É preciso não cometer os erros do passado, procurando alternativas que garantam a sustentabilidade da Região Metropolitana do Recife.

A recuperação ecológica de praias é hoje uma prioridade internacional. É preciso buscar melhor eficácia nas ações para encontrar soluções que tragam benefícios ambientais no controle da erosão costeira em áreas urbanizadas, observando nas soluções de engenharia a reconstrução da paisagem natural.

As experiências já utilizadas no Nordeste do Brasil, a exemplo dos estados de Alagoas e do Ceará, com o uso do barramar dissipador de energia Bagwall, cuja eficácia foi comprovada, poderá ser uma alternativa eficaz para as áreas emergenciais da RMR.

Comentários

Mais visitados