Impacto das obras de engenharia costeira na contenção do avanço do mar

Figura 1 - Enrocamento: Praia de Piedade | Jaboatão dos Guararapes-PE

Muitos dos problemas existentes derivados de obras de engenharia para contenção do avanço do mar em áreas urbanas são provenientes de diversas intervenções, que desequilibraram o balanço sedimentar com a construção de portos, espigões, quebra-mares, enrocamentos, muros, etc. No passado a concepção dos projetos de obras costeiras, não considerava o equilíbrio morfológico da costa de forma mais ampla, e as obras de proteção costeira desencadearam processos erosivos.


Figura 2 - Quebra Mar: Janga | Paulista-PE

O desenvolvimento de um projeto de contenção costeira deve ser interativo, para que o produto final seja o melhor do ponto de vista técnico e econômico, e deve ser aceitável para os demais tomadores de decisão e de todos os parceiros do projeto.

 (2) Applicability.b. The planning process (a) The solution to coastal engineering problems begins with understanding the roles of the engineer asA solução dos problemas de engenharia costeira começa com a compreensão do papel do engenheiro como a planner and designer. um planejador e projetista. These roles may be, and often are, embodied in the same person doing sequential tThis chapter presents the planning and design processes, the umbrella under which the project evolves A concepção do projeto e os processos de planejamento são fundamentais para sua evolução, fromconception through functional detailed technical design phases.com o detalhamento de cada fase de desenvolvimento do projeto.Examples of detailed technical designs are found in Part VI of this manualAlthough the procedures and examples are those of the USACE O planejador e projetista deve seguir uma lógica de engenharia, regardless of project type, scale, geographic siting, or sponsorindependente do tipo de projeto, escala, localização geográfica, ou patrocinador.


Figura 3 -  Espigão: Candeias | Jaboatão dos Guararapes-PE

Segundo as orientações do Coastal Enginnering Manual – CEM (Manual de Engenharia Costeira) do Departamento de Engenharia do Exército dos EUA, para se elaborar um bom projeto de defesa costeira é necessário responder apenas a duas perguntas “ Qual é o problema?” e “Qual é exatamente o projeto que se está tentando realizar?”. Por mais trivial que pareça, estas são as mais importantes e mais difíceis perguntas para responder.

No livro “Recuperação de praias e dunas” do Professor Karl Nordstorm, publicado em 2010, ficou caracterizado a necessidade de se buscar melhor eficácia nas ações para encontrar soluções que tragam benefícios ambientais no controle da erosão costeira. É preciso atingir metas de recuperação de praias com a utilização de um novo conceito de naturalidade, buscando nas soluções de engenharia a reconstrução da paisagem natural.


Figura 4 - Bagwall: Praia do Icaraí | Caucaia-CE

Independente da escolha da obra de engenharia a ser utilizada é necessário considerar no planejamento destas obras uma visão de médio e longo prazo, levando em consideração o custo-benefício e a opção por técnicas de proteção alternativas que levem em consideração de forma concomitante os seguintes fatores: a durabilidade das intervenções, o impacto ambiental causado, a disponibilidade dos materiais, o custo de implantação e o custo de manutenção da obra.

Comentários

Mais visitados